Para contratar um funcionário sendo MEI, você vai precisar seguir os mesmos critérios previstos pela lei para a admissão de qualquer empregado. Ou seja, seu colaborador terá os mesmos benefícios e direitos trabalhistas apontados na legislação. Como MEI, você pode admitir apenas uma pessoa. No entanto, caso seu funcionário necessite se afastar e tirar uma licença (maternidade ou doença, por exemplo), a lei permite que você tenha outro empregado.

 

Assim, de acordo com a Lei Complementar 128, de 2008, os cuidados que você deve ter para registrar seu funcionário são:

 

  • contratar alguém que seja maior de 16 anos;
  • estipular uma remuneração igual ao salário mínimo vigente ou o piso da categoria determinado pelo sindicado responsável (o funcionário MEI não pode receber um valor maior do que essas somas);
  • solicitar o exame médico admissional antes da contratação;
  • formalizar a contratação por meio de contrato e fazer uma anotação no livro de registro de funcionários ou em uma ficha informatizada. ​​

 

Como decidir que é hora de contratar um funcionário?

 

O seu negócio começa a alavancar e o volume de tarefas pode ficar alto e você percebe que está fazendo o trabalho de duas ou três pessoas ao mesmo tempo. Isso pode impedir que você consiga crescer sozinha. É neste ponto que você precisa decidir e considerar a ajuda de um colaborador.

Nesse sentido, a primeira coisa que você deve pensar é no planejamento financeiro. No início do ano de 2018, o salário mínimo foi atualizado para R$ 954. Além dele, você terá que arcar com 3 custos básicos:

  • salário contratual;
  • benefícios como férias, 13º salário, vale-transporte, entre outros;
  • impostos — 3% do salário para o INSS e 8% para o FGTS.

Para recolher as taxas, você vai precisar emitir documentos como a Guia da Previdência Social (GPS) e a Guia do FGTS. É bom ter um contador para te ajudar com essa tarefa.

 

Na hora de contratar, tenha em mente duas dicas cruciais:

  • busque por alguém que tenha um perfil complementar ao seu, ou seja, uma pessoa que domine áreas, conhecimentos e habilidades que faltam em você e que vão agregar mais valor ao seu negócio;
  • é essencial que seu colaborador compartilhe os mesmas valores e objetivos que você e sua empresa.

Agora que você sabe mais sobre como e quando contratar um funcionário sendo MEI, pode se preparar para essa nova fase do seu empreendimento com mais confiança!

 

Fonte: Rede Jornal Contábil

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