O Brasil está começando um ciclo de crescimento econômico enquanto o mundo vive um tempo de retração após décadas de expansão. A avaliação foi feita pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, durante palestra promovida pela Associação da Classe Média (Aclame) e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre.
O ministro explicou que a reconfiguração da economia brasileira em direção ao setor privado é o novo eixo do crescimento do país. Ele afirmou que a mudança dos marcos regulatórios possibilitou a contratação de investimentos privados para os próximos anos.
A redução de 35% no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da maioria dos itens fabricados no Brasil que, ao mesmo tempo, preserva a competitividade dos produtos da Zona Franca de Manaus, também foi destaque na fala de Guedes.
O ministro também ressaltou a responsabilidade fiscal na condução da política econômica, que transparece na projeção de superavit do governo central para o ano de 2022, como indicado pela última edição do relatório Prisma Fiscal, da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia.
Retirado de: gov.br