Desde o dia 15 de março, os brasileiros têm a possibilidade de realizar gratuitamente a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) referente ao ano base 2023. No entanto, golpistas têm se aproveitado do início do período de entrega da declaração para criar páginas e apps fraudulentos, induzindo usuários a baixar e instalar essas versões falsificadas.

Para evitar cair em golpes, o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov), recomenda que os cidadãos façam o download apenas do aplicativo disponível no site oficial da Receita Federal e utilizem exclusivamente essa página para realizar sua declaração. Além disso, o CTIR Gov destaca que todas as informações relacionadas ao Imposto de Renda devem ser obtidas no site oficial da Receita Federal do Brasil. O endereço correto para acesso é: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda

O aplicativo oficial não só permite a declaração do imposto, mas também possibilita acompanhar a situação do contribuinte em diversos sistemas da Receita Federal, como CPF, processos em andamento, agendamentos, pedidos de restituição, entre outros. É importante ressaltar que o prazo para a entrega da declaração é até o dia 31 de maio. Quem perder esse prazo estará sujeito à Multa por Atraso na Entrega de Declaração (MAED).

Para fazer a declaração do Imposto de Renda online, o contribuinte precisa acessar o sistema ou baixar o programa oficial, preencher as informações necessárias e enviar à Receita Federal. Os dados solicitados para a declaração online incluem informações pessoais como nome, endereço, CPF, data de nascimento, entre outros. Vale destacar que os recursos arrecadados com o imposto de renda são essenciais para o financiamento de serviços públicos no Brasil, como saúde, educação e segurança.

É fundamental que os contribuintes estejam atentos e evitem cair em golpes durante o processo de declaração do Imposto de Renda, utilizando apenas os canais oficiais disponibilizados pela Receita Federal.

Retirado de: Agência GOV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *