A pesquisa da Systax, realizada com mais de 90 empresas brasileiras, indica que 61% dos entrevistados acreditam que a Reforma Tributária terá impacto significativo em seus negócios, com a criação dos tributos CBS e IBS substituindo cinco impostos atuais (PIS, COFINS, IPI, ICMS e ISS). Entre as empresas, 22% preveem ser mais afetadas pelo IBS (competência estadual e municipal) e 16% pela CBS (competência federal).

Embora a mudança tributária seja ampla, apenas 9% das empresas já estão se preparando ativamente, enquanto 74% seguem em fase de avaliação. A diretora comercial da Systax, Thais Borges, alerta que, embora a Reforma vise simplificar o sistema, ela exigirá que as empresas adaptem seus processos internos e sistemas tecnológicos para gerenciar as novas regras tributárias.

No geral, a atualização tecnológica foi destacada como um impacto importante, com 28% das empresas afirmando que precisarão ajustar seus sistemas, e 50% mencionando a necessidade de revisar processos internos. Com a transição prevista para iniciar em 2026 e a regulamentação plena em 2033, a pesquisa reflete a necessidade urgente de adaptação estratégica entre as empresas.

FONTE: CONTADORES.CNT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *