O fim do estado de emergência sanitária anunciado no fim de Maio pelo Ministério da Saúde, afetará não apenas o dia a dia do Sistema Único de Saúde (SUS), mas também a rotina de trabalhadores e empresas.
Para funcionários que testarem positivo para o Covid-19, as regras e restrições passaram por mudanças. Como não existe uma quantidade exata de dias que o colaborador deve ficar afastado do trabalho, cada empresa deve adotar medidas distintas, seguindo a orientação do seu setor de medicina do trabalho.
As exigências que mais sofreram alterações são relacionadas a atestados home office e afastamento. Confira:
Atestado
Caso tenha sintomas da doença, o trabalhador deverá se consultar com um médico para receber o atestado. Seu quadro de saúde será avaliado para entender se a recomendação será o afastamento de 7 a 10 dias ou a possibilidade de home office.
Home office
A empresa pode entrar em acordo com o funcionário para que seja feito o trabalho home office, mas deverá fornecer todo material tecnológico e suporte para mantê-lo trabalhando a distância.Afastamento
O colaborador deve apresentar o atestado médico profissional para ter a segurança de ficar afastado pelo tempo necessário para se curar da doença. O teste de farmácia poderá ser aceito, mas para determinar a quantidade de dias de afastamento, a primeira opção é a mais recomendada.
Retirado de:TributaNet