Cerca de 3,8 milhões de trabalhadores nascidos em março e abril podem sacar, a partir de hoje (15), o abono salarial do PIS/Pasep referente a 2024. O valor está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e no Portal Gov.br.
O calendário de pagamentos segue o mês de nascimento do trabalhador para o PIS e o número final de inscrição do Pasep, com liberações de 15 de fevereiro a 15 de agosto.
Neste ano, serão disponibilizados cerca de R$ 27 bilhões para saque, beneficiando 24,87 milhões de trabalhadores em todo o país. Desse total, 21,98 milhões são trabalhadores da iniciativa privada (PIS) e 2,89 milhões são servidores públicos (Pasep).
O saque pode ser feito através da Caixa Econômica Federal (para PIS) ou do Banco do Brasil (para Pasep). O pagamento é dividido em seis lotes e pode ser realizado até 27 de dezembro de 2024. Após essa data, é necessário aguardar convocação especial do Ministério do Trabalho e Previdência.
O benefício é destinado a trabalhadores inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, que tenham trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. O valor do abono é proporcional ao período trabalhado em 2022, variando de acordo com o número de meses trabalhados. Os pagamentos serão realizados de acordo com o calendário de cada instituição bancária, utilizando contas correntes, poupança ou poupança social digital, conforme disponibilidade.
Essa mudança no calendário de pagamento do abono salarial foi implementada em 2021, seguindo recomendação da Controladoria-Geral da União (CGU) para pagamento dois anos após o trabalho com carteira assinada, ao invés de no ano subsequente.
FONTE: Portal Agência Brasil