Em agosto de 2024, as micro e pequenas empresas (MPE) foram responsáveis pela criação de sete em cada dez novas vagas de emprego no Brasil, representando 72,1% das 232.513 vagas preenchidas no mês. Segundo um levantamento do Sebrae, baseado em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as MPE abriram mais de 167,6 mil postos de trabalho.

O setor de Serviços destacou-se como o maior empregador, com mais de 78 mil novas vagas, seguido pelo Comércio, que gerou 43.105 empregos, e pela Indústria de Transformação, com 22.936 vagas. No acumulado de 2024, os pequenos negócios responderam por mais de 62% das contratações no país.

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, destacou o impacto positivo desse crescimento para a economia brasileira, associando o aumento da inclusão social e a retomada econômica ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Além disso, o movimento “Compre do Pequeno”, promovido pelo Sebrae, incentiva a conscientização sobre a importância das MPE para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos, especialmente no mês de outubro, quando se celebra o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa.

Essas ações refletem o papel crucial das MPE, que representam 95% das empresas brasileiras, na sustentação da economia e no desenvolvimento das comunidades locais.

FONTE: AGÊNCIA SEBRAE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *