Se você está se questionando se precisa ou não de um contador, neste texto vamos abordar sobre as vantagens de ter o auxílio de uma empresa de contabilidade. Considere alguns questionamentos sobre o seu negócio:

  • Você sabe fazer análise de custos? E balanços?
  • Quais são os seus conhecimentos sobre fluxo de caixa?
  • Há alguém na equipe especializado na contratação ou na dispensa de pessoal?
  • Entende qual é o melhor regime tributário para a sua empresa? E em relação aos tributos, sabe quais pagamentos devem ser feitos?
  • Conhece a terminologia da área de contabilidade? Se surgirem tópicos como “Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquidos (DMPL)”, “Depreciação Acumulada” ou “Índice de Liquidez Imediata”, você saberá discutí-los?

Se você não tem o entendimento necessário, certamente se beneficiará com a ajuda de um contador. Enumeramos abaixo os principais pontos que uma empresa de contabilidade poderá auxiliar no seu negócio:

Pagamentos de tributos exagerados

Não saber qual é o melhor regime tributário para o seu negócio e não contar com um planejamento tributário eficiente pode acabar resultando na falta de ajuste em relação ao pagamento de impostos corretos, de acordo com o tipo da empresa e com a atividade exercida.

A fim de cumprir a legislação fiscal e tributária, evitar pagamentos desnecessários de tributos e se manter em dia com a Receita Federal, é importante buscar a orientação de profissionais qualificados da área de contabilidade.

Quando há a expansão da empresa

Os desafios para manter um negócio com todos os processos, contas e obrigações em dia já são muitos quando se trata de uma pequena empresa. Agora, quando há a expansão dela, considere:

  • contratação de novos colaboradores temporários ou fixos;
  • fechamento de contratos com novos fornecedores;
  • aumento do valor de impostos e das movimentações financeiras;
  • alteração do regime tributário (caso a empresa exceda o limite do Simples Nacional, por exemplo);
  • abertura de filiais etc.

Há muitas questões a serem consideradas quando o negócio se expande, e o contador pode auxiliá-lo em relação a elas.

Estagnação financeira

Vender muito, observar o fluxo de clientes aumentar e, mesmo assim, sentir o aperto financeiro durante todo o mês. Se identifica? Há muitos fatores que contribuem para o “sumiço” do dinheiro — não saber o custo de produção e a margem de lucro ideal para precificar seus produtos pode ser um deles.

O contador poderá analisar o fluxo de caixa, identificar a raiz do problema, sugerir corte de custos ou de pessoal, auxiliar no cálculo correto para precificar mercadorias ou serviços, ou sugerir outras soluções.

Necessidade de enfrentar auditorias e fiscalizações constantes

A análise e a constatação de irregularidades podem gerar autuações para a empresa. Uma vez processada a infração, o negócio poderá ser penalizado e pagar multas altas, o que acaba prejudicando as finanças. Como sabemos, há a necessidade de enfrentar auditorias e fiscalizações constantes para que se evite fraudes, o que torna fundamental o cuidado com registros, demonstrações contábeis, pagamento de tributos e demais obrigações da empresa.

Fonte: Rede Jornal Contábil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *