Um serviço contábil ajuda o empreendedor a compreender suas obrigações como pessoa jurídica perante a legislação tributária, previdenciária e trabalhista. Uma boa assessoria pode fazer toda a diferença na gestão da empresa que evidencia longevidade e sucesso nos negócios.
Não se trata de uma opção, o serviço contábil é uma necessidade. Por isso, o empreendedor precisa contratar uma boa assessoria para realizar os serviços.
Abertura de empresa
A formalização de uma empresa exige um procedimento específico e indispensável, pois esse é o primeiro passo para começar um negócio. O serviço contábil é fundamental para:
- Fazer a definição dos códigos da atividade do negócio;
- Orientar sobre o enquadramento;
- Conseguir todas as licenças necessárias para operar;
- Emissão de contrato social e suas alterações;
Durante a abertura é necessário atender certas burocracias em diversos órgãos e na prefeitura, bem como elaborar o contrato social. Uma assessoria contábil é responsável por fazer tudo isso.
Cálculo de impostos
É através do serviço contábil que os empresários sabem exatamente quanto imposto é devido. A apuração é realizada pelos especialistas através do envio das notas fiscais de entrada e de saída que a empresa teve durante o mês.
A contabilidade realiza o cálculo e emite a guia para a empresa efetuar o pagamento. Além disso, os contadores observam se a carga tributária é adequada para a empresa.
Emissão de folha de pagamento, pró labore dos sócios e outros deveres trabalhistas
É o escritório de contabilidade que fica responsável pela emissão e envio dos seguintes documentos e obrigações trabalhista:
- Folhas de pagamento dos funcionários;
- Pró labore dos sócios;
- Relatório de informações de folha de pagamento ao fisco;
- Entrega da declaração CAGED (Cadastro Geral de empregados e desempregados);
- Emissão de guias de pagamento (INSS, FGTS e imposto de renda retido na fonte);
Além disso, faz parte do serviço contábil a realização de procedimentos como, emissão e cálculo de férias, emissão de folha de 13º salário, cadastro e emissão de documentos de admissão e demissão de funcionários.
Produção de relatórios contábeis
DRE, Balanço Patrimonial e Livro Caixa são alguns dos relatórios contábeis necessários e que dão base para a escrituração.
Para fazer a escrituração, é necessário realizar a conciliação bancária, conferência de débitos e créditos após os registros, seleção de documentos e emissão dos balanços mensais de conferência.
É importante analisar essas informações para ajudar na tomada de decisões da empresa.
Fonte: www.jornalcontabil.com.br